News - Briefing de Mercado

Bovespa: índice sobe com dado da China e atento a discussões nos EUA
03/12/2012

03 de Dezembro de 2012 11h32
Roberta Vilas Boas

 

Abismo fiscal nos EUA e dívida da Espanha ainda permanecem no foco

A Bovespa operava em alta na manhã desta segunda-feira, com investidores animados por dado que indicou a primeira aceleração do setor industrial chinês em mais de um ano, mas ainda atentos às discussões sobre o abismo fiscal nos Estados Unidos.

Às 11h23, o Ibovespa subia 1,35 por cento, a 58.248 pontos. O giro financeiro do pregão era de 1,01 bilhão de reais. As construtoras desempenhavam a principal influência positiva no índice, com o mercado atento também ao setor de energia, em dia de assembleias de acionistas sobre a renovação das concessões de diversas empresas.

Nesta segunda-feira, a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) indicou que o setor industrial chinês acelerou pela primeira vez em 13 meses em novembro, animando mercados em todo o mundo.

"O mercado vem acompanhando os indicadores (da China) e também é o primeiro pregão do mês. Ainda segue a linha de realocação de portfólio", afirmou Ricardo Zeno, sócio-diretor da AZ Investimentos, no Rio de Janeiro.

Segundo ele, investidores mantêm-se atentos às discussões nos Estados Unidos sobre o abismo fiscal, assim como a renegociação de dívidas de países europeus como Espanha e Grécia.

No domingo, o presidente da Câmara dos EUA, John Boehner, disse que a Casa Branca e os negociadores republicanos não obtiveram progresso nas conversas para evitar o abismo fiscal, num plano que inclui aumento de impostos e profundos cortes de gastos.

Na zona do euro, a Espanha fez um pedido formal por fundos de resgate de bancos da União Europeia. A ajuda deverá ser obtida por volta do dia 12 deste mês.

Entre as ações do Ibovespa, o destaque de alta ficava com Gafisa , com valorização de 4,3 por cento, e PDG Realty , com ganhos de 4,65 por cento.

O setor de energia também se destacava, com a preferencial da Eletrobras avançando 1,35 por cento, Cteep com ganhos de 4,5 por cento, e Cesp com valorização de 3,8 por cento.

Mais cedo, assembleia de acionistas da Eletrobras aprovou adesão da empresa à renovação antecipadada de concessões do setor elétrico. Cesp e Cteep realizam nesta tarde assembleias sobre o mesmo assunto.

Entre as blue chips, a preferencial da Vale , que reduziu investimentos para 16,3 bilhões de dólares em 2013, tinha leve queda de 0,4 por cento. Já a preferencial da Petrobras avançava 1,45 por cento e a ordinária da OGX subia 1,6 por cento.

http://www.administradores.com.br/informe-se/administracao-e-negocios/bovespa-indice-sobe-com-dado-da-china-e-atento-a-discussoes-nos-eua/69581/

 

Fonte: Reuters

voltar

 
 
 
© 2009 AZ Investimentos - all rights reserved | desenvolvido por Client By